Geração X


Olá Visitante, você não está logado...
Por favor efetue seu Login.

Se ainda não possui cadastro, aproveite é grátis e muito divertido estar entre os membros dessa comunidade!!!

Seja Bem Vindo...

Índios criam milícias nas tribos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Índios criam milícias nas tribos

Mensagem por Tosta em Dom Dez 26 2010, 23:53

Alcoolismo, drogas, magia negra, estupros e suicídios cada vez mais fazem parte da rotina de comunidades indígenas localizadas em uma região isolada do país, nas fronteiras com o Peru e a Colômbia. Na terra dos tikunas, no extremo oeste da Amazônia, não há controle na venda de álcool e drogas...

Por isso, os índios da região formaram sua própria polícia, uma espécie de milícia paramilitar. A fronteira entre Tabatinga, no Brasil, e Letícia, na Colômbia, é rota do tráfico de drogas e de armas. O Rio Solimões é a principal estrada da região. As aldeias Tikuna ficam justamente neste entorno e são mais de 20 vilas.

Os tikunas formam a mais numerosa nação indígena do Brasil. A proximidade com os brancos tem feito os índios adotarem práticas perigosas, como o alcoolismo. O índios alegam que a bebida vêm das cidades e são vendidas nas tribos. Pela lei, é proibido vender qualquer tipo de bebida alcoólica em região indígena.Muitos jovens e até crianças com idades entre 10, 11 e 12 anos de idade já estão envolvidos com álcool. É possível ver jovens bebendo na porta de casa, sem o menor controle dos pais. Embriagados, muitos perdem o equilíbrio e chegam a cair no igarapé.

Lei dos caciques

Em cada comunidade há um contingente que pode variar de 100 a 300 milicianos. Todos os índios têm treinamento militar e todas as tropas têm seu delegado e os instrutores. Um deles serviu ao Exército em Tabatinga como soldado. Na aldeia, ele atua como comandante. “Aqui é meus ‘polícia’. Eles me indicaram para o cargo”, diz.

Operação Pantera
A cadeia da polícia indígena, com um metro e meio de altura, fica na comunidade de Belém dos Solimões. Na porta, algumas tábuas estão quebradas, porque os presos chutaram a parte interna.

Ministério Público
A procuradora da República Gisele Dias Bleggi lembra que a legislação não permite o uso de arma de fogo. "O que eles alegam para instituir a polícia indígena é a questão que eles acham que o Estado está sendo muito omisso, o Estado não está dando a proteção que tem que dar para poder garantir a segurança dos membros das próprias comunidades. Arma de fogo, não, arma deles pode. Arma de fogo é proibido, a legislação não permite", diz.

Polícia Militar
O delegado da Polícia Federal Gustavo Henrique Pivoto João diz que não se pode reconhecer este tipo de formação policial. “A Polícia Federal tem como um grupo verdadeiramente de milícia, com raízes até paramilitar. Caso isso venha evoluir para uma situação que eles tenham, por exemplo, armamento, a polícia não concorda. A Polícia Federal não apoia. A Polícia Federal reprime qualquer ação que vá de encontro ao estado democrático de direito, contra os direitos humanos”, afirma.

maiores informações click aqui...


É cada uma...

_________________
Status
Lvl. 7 - 203/1000
Last Update - 21/03/2011 - 16:44hs
Additional Information -
Corpo leve como um algodão...
avatar
Tosta
Administrador
Administrador

Mensagens : 391
Idade : 29
Geração X Evolution System 1.0

Atuação no Fórum :

http://geracaox.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Índios criam milícias nas tribos

Mensagem por Tosta em Seg Jan 03 2011, 16:04

Mais de uma semana sem respostas...
O assunto já ficou um pouco velho e pegou poeira...
Hora de trancar e nos interessarmos por outros assuntos...

Caso alguém do fórum queira adicionar uma informação aqui, basta mandar MP para a Staff que o assunto poderá ser reaberto.

Tópico Trancado.

_________________
Status
Lvl. 7 - 203/1000
Last Update - 21/03/2011 - 16:44hs
Additional Information -
Corpo leve como um algodão...
avatar
Tosta
Administrador
Administrador

Mensagens : 391
Idade : 29
Geração X Evolution System 1.0

Atuação no Fórum :

http://geracaox.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum